“SeaMe”

“Protecsun”
Janeiro 19, 2017
Em estúdio com os LODO.
Janeiro 27, 2017
Ver todos

“Sabíamos que algo tinha de ser feito para aumentar a segurança de quem está no mar”

“SeaMe” é um dos 12 projetos finalistas do Prémio de Inovação “Novo Mundo”.  Vamos conhece-lo melhor com ajuda do Alexandre Vieira a quem colocámos algumas questões. Lê a entrevista e fica a saber o que os motivou a participar e que conselhos dão a futuros participantes:

Prémio Novo Mundo (PNM): Como souberam da existência do Prémio Inovação AGEAS?

Alexandre Vieira (AV): Soubemos da existência do Prémio Novo Mundo, através do nosso Professor da disciplina de Inovação e Empreendedorismo, que nos incentivou a participar.

PNM: Porque decidiram participar? (Foi o prémio monetário? A possibilidade de incubação na HealthCare City? Ambos?)

AV: Decidimos participar, para pormos a nossa ideia à prova, obtendo feedbacks ao longo de todo o processo, que nos permitirão melhorá-la. O prémio monetário e a incubação na HealthCare City são, sem dúvida, um extra necessário para conseguirmos concretizar esta ideia.

PNM: O que vos motiva a desenvolver o vosso projeto? Como “nasceu” a ideia?

AV: Alguns dos elementos do nosso grupo praticam desportos marítimos, como bodyboard e surf. Consequência disso, já tiveram problemas enquanto praticavam o desporto, como câimbras e correntes fortes, que os afastam da costa ou os arrastam para zonas perigosas de rochas. Quando isto acontece, não há maneira de chamar ajuda facilmente. Foi aqui que sabíamos que algo tinha de ser feito, quer para aumentar a segurança de quem está no mar, quer para deixar os amigos, pais ou namorado/a mais descansados quando se vai para o mar.

PNM: Qual a pessoa (ou pessoas), a nível nacional ou internacional, que são para vocês, um exemplo de empreendedorismo ou inovação?

AV: Podemos enumerar o Jaime Jorge, antigo aluno do IST e fundador da Codacy, a melhor Pitch no WebSummit 2014. O Elon Musk, serial entrepreneur e fundador de empresas como a PayPal, SpaceX e Tesla Motors, bem como de projetos inovadores como SolarCity e o Hyperloop. E ainda, Gary Vaynerchuk, serial entrepreneur, pelo seu discurso impressionante no WebSummit 2016, em Lisboa.

PNM: Que palavras de incentivo diriam àqueles que estão a ler esta entrevista e também têm “ideias” que gostariam de concretizar? Que conselho dariam?

AV: Mais importante que tudo, é validar as nossas ideias junto daqueles que serão eventualmente nossos clientes. Por mais que achemos que a nossa ideia é interessante, se não corresponder às necessidades das pessoas, nunca teremos sucesso. Por isso, o nosso conselho é: antes de avançarem com qualquer projeto, saíam do escritório e façam perguntas às pessoas, procurem saber o que lhes faz falta, para que consigam ajustar o vosso produto/serviço às suas necessidades e assim, terão mais probabilidades de ser bem sucedidos.

Lê todas as entrevistas já realizadas

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.